Andando em Viena

0

Andando por Viena

Quando se vem para Viena, há muito para ver e nem sempre está tudo muito próximo. Quem acompanha a coluna, e viu os últimos posts, pode ter interesse em ir para Duernstein ou caminhar nas trilhas de Kahlenberg e viu qual os meios possíveis de chegar. Além disso, há os tradicionais pontos turísticos de Viena, como chegar na Prefeitura? Como chegar nos Palácios? Enfim, são muitas opções de destinos e é difícil definir o melhor jeito de chegar, sem conhecer a cidade. Pois aqui em Viena é simples e eficiente, com apenas alguns detalhes para se prestar atenção.

Em Viena, para quem vem de avião o primeiro detalhe é logo na saída do aeroporto: não usem o CAT (City Airport Train). Antes mesmo de pegar sua bagagem, já está lá a máquina verde para você comprar um tíquete pela bagatela de 15 euros, não façam isso. O CAT é um sistema de transporte privado que conecta você “rapidamente” entre o Aeroporto e o centro da cidade (estação Landstrasse de metro e Wien Mitte de Trens), mas que não vale a pena. Não que não seja rápido, em 15 minutos você sai do aeroporto e chega no centro da cidade, mas por apenas 4 euros você pode usar a linha de SBahn S7 que, além demorar apenas 10 minutos mais, para em mais estações (Praterstern, Landstrasse, Handelskai), que pode ser mais próximo do seu hotel/apartamento. Outra opção seria pegar um dos trens que param no aeroporto e depois na estação principal (Hauptbahnhof), apesar de serem regionais e irem para outras cidades, eles sempre param na estação principal e você pode utiliza-lo com seu tíquete de 4 euros. Além disso, você pode combinar com um tíquete mais longo do que uma viagem. Por exemplo, caso você fique 3 dias na cidade, existe um tíquete que pode ser comprado por 16 euros e é valido para toda cidade. Atenção: Para ir e vir do aeroporto tem que comprar uma zona extra ao custo de 1,70 euros.

atencao

Existem diversas opções para usar na cidade, e a melhor opção varia no seu planejamento e tempo de estadia. Pessoalmente, recomendaria deixar um dia para andar pelo centro, o que não precisaria de transporte público, e comprar tíquetes de longa duração (24h/48h/72h), dependendo de quanto tempos precisarás. Estes tíquetes podem ser comprados em qualquer máquina de metro. Além disso, eles são validos para todo e qualquer meio de transporte: Ubahn (metro), Sbahn (trens regionais), Trams (Bonds) ou Ônibus. Atenção: Existe também a opção de tíquete semanal, porem este é valido de Segunda a Domingo da semana da compra, independente de quando foi comprado.

para-andar

Para andar pela cidade é tudo muito fácil e simples. Você não precisa mostrar o seu tíquete para ninguém, não há catracas, você pode entrar no meio/fim do ônibus/trams sem nenhum problema. Porém, não tente andar sem o tíquete, há checagens frequentes e a multa pode ser alta. O transporte público em Viena é realmente eficiente, e você pode chegar a todo lado com ele, de maneira rápida, com baixíssimo tempo de espera (na hora do rush, metros vem a cada 2 minutos). Além disso, você pode contar com o transporte público 24h durante o fim de semana! Durante a semana, as linhas são substituídas pelas linhas Noturnas de ônibus, incluindo o diferente “Onibus-taxi”, que consiste em linhas de ônibus que este só vem quando você o chama. Por fim, quando se olha um mapa, ou um app, muitas vezes eles não dizem que meio você vai ter que usar, apenas o número, então aqui vai a legenda: quando é metro o número sempre começa com a U (U1, U2, etc.), quando é trem regional o número sempre começa com S (S1,S2,etc.), quando é ônibus o número sempre termina com uma letra e quando é tram há apenas números (Por exemplo, na imagem acima 4ª e 62, respectivamente).

Se você for dos que gostam de passear de bicicleta, Viena tem uma bela surpresa para você: o City Bike. Como em muitas outras cidades do mundo, City Bike é uma bicicleta compartilhada com diversas estações pela cidade, porem em Viena o seu custo é quase zero. Quase, pois você precisara pagar um Euro no seu cartão (credito ou debito de diversas bandeiras) para se cadastrar no sistema, após isto você pode usar a bike, que será sempre gratuita na primeira hora de uso. Achou pouco? Não se preocupe: quando quiser andar mais de uma hora, só é necessário parar em uma estação por 15 minutos, e terás direito a outra hora gratuitamente. Caso prefira pagar para usar direto, ou não tenha tempo para parar por 15 minutos, cada hora custa cerca de 1 euro.

bike

 

De um jeito ou de outro, eu só recomendo não pegar um taxi/carro. As ruas e leis de Viena priorizam totalmente o transporte público, e o transito pode (e será) lento.

O que achou? Conta aqui pra gente :)

Compartilhe:

Sobre o autor

Lucas Alencar

Recifense de nascimento, mas ainda procurando qual o seu lugar no mundo. Formado em Administração, abriu mão de Trainees e outros começos mais tradicionais no mercado de trabalho para estudar em Viena e seguir o seu sonho.