6-restaurantes-em-paris

6 restaurantes em Paris que valem à pena conhecer

Comer mal em Paris é quase impossível, certo?

Certo. Mas, ainda assim, acontece. Garçons mau humorados, preços absurdos, mesas apertadas e por aí vai.

Por isso, divido com vocês minha lista de “segredinhos” – quando morei na cidade, tive a oportunidade de conhecer diversos restaurantes em Paris que são incríveis e muito bem localizados. Cada um deles vale muito à pena a visita, unindo passeio, vinho e uma boa refeição. Nada melhor, não é mesmo?

CAVE LA BOURGOGNE

restaurantes em Paris
Cave La Bourgogne, Paris | Foto: reprodução

Esse é, irremediavelmente, meu favorito. Não conseguiria contar quantas vezes fui lá. O restaurante fica quase na esquina de onde era a minha casa, no fim da Rue Mouffetard, bem na praça St. Médard – uma gracinha de praça, com uma fonte florida no meio (digo, na primavera e no verão), uma igrejinha simpática e muitos, muitos locais que param por ali para conversar ou comprar frutas e legumes na feirinha da esquina. Ir lá num fim de tarde de verão e sentar numa mesa na calçada é garantia de ver uma das cenas mais verdadeiramente parisienses que se pode imaginar. Aos domingos tudo isso ainda fica mais especial, pois uma banda toca junto à feira e casais de passagem dançam ao som de sua música. É realmente poético.

E a comida! A comida também é típica e divina. O prato que mais gosto, na verdade, não é dos mais elaborados – um delicioso cassolette de presunto parma e queijo gratinado que vem direto do forno, todo douradinho e com uma salada delícia de acompanhamento. Está longe de ser um prato elaborado, mas eu juro, juro, que você não se arrependerá de pedir.

Se quiser algo mais elaborado, eles têm de tudo: confit de pato, tábua de frios, carnes mil e até aquelas linguiças de sangue estranhas francesas que eu jamais ousei experimentar.

E, claro, como o nome já diz, a seleção de vinhos é ampla e também incrível. Vale à pena cada minuto e cada volta.

Não há horário de funcionamento oficial divulgado online

114 Rue Mouffetard

LE CAFÉ SAINT MÉDARD

restaurantes em Paris
Le Saint Médard, café fofo na praça de mesmo nome, em Paris | Foto: reprodução

Bem na frente do Cave la Bourgogne tem o Le Café Saint Médard, outra opção de restaurante que também oferece a mesma experiência poética parisiense, afinal fica na mesma praça, e que tem umas ótimas opções de saladinha. Lá, comi um sanduíche aberto que mais parecia uma grande bruschetta que estava delicioso, acompanhado de uma enorme salada fresca. Uma ótima pedida para o verão!

Todos os dias, das 7h às 2h da manhã

53 Rue Censier

http://www.lesaintmedard.fr/

 

LES COCOTTES (CHRISTIAN CONSTANT)

restaurantes em Paris
Cocotte do restaurante Les Cocottes, de Christian Constant, em Paris | Foto: divulgação

Todo moderno, esse restaurante já é um pouco mais famoso que os demais desse texto. A localização é excelente: fica pertinho da Torre Eiffel, sendo ideal para um jantar após uma visita noturna à torre para ver suas luzinhas piscando, ou jantar por lá e depois fazer um passeio pelo Champ de Mars, indo até o Sena.

Com ambiente agradável, o Les Cocottes não é dos restaurantes finos, requintados e superfaturados tão comuns na região: a proposta é oferecer pratos simples, tradicionais, feitos à perfeição e com ingredientes de primeira em um ambiente despretencioso – onde o foco está em ter um momento agradável e uma comida deliciosa. Cada dia há uma especialidade diferente e sugestões do chef que valem à pena. Há opções variadas de saladas, entradas e sobremesas, e a especialidade da casa está nos cocottes, que são pequenas panelas de barro em que o prato é preparado, normalmente algo demoradamente cozido e muito bem temperado, com carnes que ficam muito macias e soltinhas, caldos marcantes e batatas de dar água na boca. A água com gás tem um toque especial: é feita na hora! Se você é da água com gás, experimente.

Christian Constant é chef de cozinha desde 1988 e hoje é renomado no mundo da culinária francesa, sendo um dos júris do Top Chef francês e hoje tem 4 restaurantes.

Todos os dias, das 12h às 23h

135 Rue Saint-Dominique

http://www.maisonconstant.com/les-cocottes/

 

LE PETIT CAMBODGE

Restaurantes em Paris
Le Petit Cambodge, em Paris | Foto: reprodução

Pertinho do Canal Saint Martin, Le Petit Cambodge é, como o nome já diz, um pequeno restaurante que oferece comida do Cambodia – noodles, arrozes, pratos de camarão, curry, sopas… as opções são diversas. Além das comidas, há aqui também a oportunidade de experimentar cervejas cambodianas e tem até a tailandesa Singha. Tudo muito  delicioso, em um ambiente descontraído e com mesas coloridas que lotam as calçadas que forma uma aglomeração de pessoas em uma esquina improvável de Paris. Os atendentes são ágeis e sorridentes, o que apenas contribui para uma refeição pra lá de charmosa e diferente. Ideal para um almoço depois de um passeio pelo Canal Saint Martin.

Todos os dias, das 12h às 23h

20 Rue Alibert

http://www.lepetitcambodge.fr/

LE COMPTOIR GÉNÉRAL

restaurantes em Paris
Le Comptoir Général: muito charme e descontração | Foto: reprodução

O Le Comptoir Général não é exatamente um restaurante, mas vai entrar nessa lista porque a lista é minha e eu quero. Ele é um espaço totalmente diferente de tudo o que se encontra em Paris, e é até meio inesperado encontrar algo assim na Paris cheia de pequenos e escurinhos bistrôs.

O Le Comptoir também fica no Canal Saint Martin e a entrada é meio escondidinha, então preste atenção quando estiver procurando por ele. O espaço é imenso, com teto alto, e a decoração é bem confusa. Fui lá algumas vezes quando morei em Paris e ainda não tenho certeza de como chega de um ambiente para o outro, mas vá fuçando que você encontra seu lugar. Os ambientes são grandes e espaçosos, conectados por um lindo jardim tropical (que serve de área de fumantes). Sempre fui nos fins de semana depois de um passeio pelo Canal Saint Martin e nunca tive problemas para entrar ou encontrar um espacinho pra chamar de meu, mas aparentemente durante à semana, à noite, longas filas de espera são formadas. Dá para ir tomar uns drinks nas tardes de um fim de semana, que são deliciosos e diferentes, e o restaurante também oferece comidas asiáticas muito gostosas.

No primeiro salão frequentemente encontramos uma banda tocando música latina, o que me fazia lembrar muito de sambinhas no Brasil – porque, com toda a bagunça do ambiente e espaço amplo, acho que esse lugar lembra sim um pouco do Brasil.

Todos os dias, das 11h às 2h da manhã

80 Quai de Jemmapes

http://www.lecomptoirgeneral.com/

BLEND  BURGER

restaurantes em Paris
Blend Burger, hamburger caseiro em Paris | Foto: reprodução

 

Esse é um ótimo lugar se, enquanto em Paris, você decidir que vai comer um hambúrguer. Sim, um hambúrguer. O Blend é quase novo na cidade, mas vi agora que já tem 4 filiais. O grande diferencial dessa hamburgueria gourmet (sim, gourmet!!), é que é todos os ingredientes são frescos e produzidos no próprio restaurante: a carne, o pão, os molhos.

Só fui no Blend da Rue D’Argout, então não sei se essa dica vai servir para todos os restaurantes mas, por lá, havia poucas mesas disponíveis então, dependendo do horário a fila era grande. Assim como em toda a Paris, é comum dividir a mesa com outro grupo de pessoas se estiver faltando espaço. Então tente chegar cedo, ou esteja preparado para esperar sem fazer xilique. Não vá morrendo de fome pois, aí, pode ser estressante.

O fato de tudo ser fresquinho e produzido localmente faz uma grande diferença, deixando tudo mais gostoso – é perceptível em cada mordida!

Todos os dias, das 12h às 23h

44 Rue D’Argout 

http://blendhamburger.com

 

[su_box title=”//Quer escrever para a Plot?” box_color=”#141A21″]Escreva pra gente no contato@mundoplot.com.br contanto a sua história ou dica, que entramos em contato para combinar os próximos passos! :)[/su_box]
Manu Pontual
Aquariana de corpo e alma, Manu é apaixonada por viagens. Fundou a Plot junto com o Rapha, e agora vive viajando - seja de verdade, fazendo roteiros para os nossos clientes, ou sonhando com os próximos destinos.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy