Oktoberfest: você sabia?

0

Um dos maiores festivais do mundo e o maior da Alemanha, está para começar. Munique se prepara para a Oktoberfest número 182, quando em torno de 6,5 milhões de pessoas vêm para a cidade só para vivenciar o evento. É muita gente, muita cerveja, muitos frangos assados e muitos bêbados por lá.

Antes de vir morar na Alemanha, ir para a Oktoberfest nunca esteve muito nos meus planos, mas confesso que morando aqui, é impossível não entrar no clima dessa festa. Todos os anos dou uma passadinha por lá, e acabo descobrindo fatos interessantes, coisas que a grande maioria dos turistas não têm ideia. E compartilho com vocês algumas dessas descobertas interessantes, algumas dessas informações são óbvias para quem mora aqui ou que já veio ao festival, mas que ainda assim merecem ser compartilhadas.

Apesar do nome, a Oktoberfest não começa em Outubro

Ai está a informação mais importante para quem um dia gostaria de visitar o evento. Não, a Oktoberfest não começa dia 1° de Outubro ou qualquer outro dia deste mês. O festival sempre começa no terceiro Sábado de Setembro e termina do primeiro Domingo de Outubro.

Mas e então por que se chama Oktoberfest? Porque foi em 12 de Outubro de 1810 que ocorreu o evento pela primeira vez, com a festa de casamento do príncipe Ludwig, mais tarde rei Ludwig I da Bavária, com a princesa Therese de Saxe-Hildburghausen.

O príncipe e a princesa decidiram convidar à todos da região para o casamento, o que resultou em uma grande festa que ocorreu em um grande campo verde, o qual mais tarde passou a ser chamado “Theresienwiese” – Campo de Therese.

Os locais não chamam Oktoberfest e sim Wiesn

Os alemães mesmo não chamam Oktoberfest de Oktoberfest, o nome para eles é Wiesn. Esse é o nome abreviado do local onde ocorre o evento todos os anos: “Theresienwiese”. Então, não se surpreenda se passeando por Munique nessa época do ano você não encontre muita propaganda usando o nome Oktoberfest e sim Wiesn.

oktoberfest

Foto por Allane Milliane

A entrada é de graça

Muita gente acha que é necessário pagar para entrar na Oktoberfest, mas se enganam. A Oktoberfest é como se fosse um parque de diversões ao ar livre, onde todos podem entrar. O único detalhe é que para ter uma reserva em uma mesa nas tendas, é necessário pagar – e de preferência com bastante antecedência.

Quem vai sem reserva não precisa pagar, apenas ficar na fila para conseguir entrar, e ai é que está a difícil missão: nos finais de semana as filas são longas e a espera pode demorar horas. Durante a semana, é bem fácil conseguir entrar nas tendas, já que a maioria dos turistas frequentam mais no final de semana.

E o que vestir?

As roupas tradicionais da Oktoberfest são chamadas de Tracht – traje em português – a dos homens é Lederhosen e das mulheres Dirndl. Os habitantes locais sempre usam o traje tradicional, é realmente algo levado à sério por eles.

Essa roupa pode ser muito cara, variando entre 50 e 3000 mil Euros dependendo da qualidade e da loja. Muitos turistas preferem alugar, a grande maioria não se importa muito em vestir. Veja aqui mais sobre o traje típico bávaro.

oktoberfest

Foto por Allane Milliane

Não é somente para adultos

A Oktoberfest não é só cerveja e bêbados. Tem gente de todas as idades, e até mesmo animais. Imagine indo à um parque de diversões, é mais ou menos isso, a diferença é que há as tendas, as quais funcionam como uma espécie de restaurante gigantesco.

E a cerveja?

As cervejas servidas na Oktoberfest pertecem às 6 cervejarias da cidade: Augustiner, Paulaner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Spaten e Löwenbräu. Cada uma delas tem sua própria tenda, e para consumir uma cerveja por lá, é necessário ter um lugar em alguma mesa. Caso contrário, o garçom não serve, é proibido.

Aquele copo gigante de cerveja tão famoso se chama Maß – pronuncia-se MASS – e é equivalente à 1 litro. Nem todos os copos são daquele tamanho, também há de meio litro. O preço de um Maß varia de tenda para tenda, entre 8 e 11 Euros.

oktoberfest

Foto por Allane Milliane

Os horários de funcionamento

A Oktoberfest não é um evento que vira a noite. Pelo contrário, começa cedo, às 09 da manhã, e vai até 1 da manhã nos finais de semana. Durante a semana começa às 10 e vai até às 23:30.

Algumas dicas:

  • Leve dinheiro em espécie, cartões não são aceitos na Oktoberfest;
  • Lembre-se de dar gorjeta ao garçom;
  • Nem pense em roubar um copo de lembrança, os seguranças estão de olho;
  • Se você não for muito fã de cerveja, prove uma Radler, é cerveja misturada com limonada, mais leve e menos amarga.
  • Prepare-se para subir na mesa, cantar, dançar e tomar banho de cerveja, porque gente derramando cerveja é só o que tem.
  • Ao brindar com os alemães, olho nos olhos!

Para mais informações:

Site Oficial da Oktoberfest

Prost!

O que achou? Conta aqui pra gente :)

Compartilhe:

Sobre o autor

Allane Milliane

Apaixonada por viajar, mergulhar e por Fórmula 1, adora ler um bom livro, não dispensa uma taça de vinho e um macaron. Não se cansa de observar a cultura alemã e conta tudinho sobre suas viagens e sua vida na Alemanha no seu blog Packing my Suitcase, e a partir de agora também aqui no Mundo Plot.