Uma viagem para Taiwan | Parte 2: Puli e Taipei

1
Camila Hong é uma Korean-brazilian (filhos de coreanos nascidos no Brasil) e publicitária que mora em São Paulo e passou um ano morando na Coreia do Sul para entender melhor suas raízes. Foi nessa estada que ela passou alguns dias em Taiwan com amigos – e conta tudo pra gente nessa série de 2 posts. O primeiro foi sobre sua chegada no país, o choque cultural e a passagem por Taichung. Neste segundo, vamos passear por Puli e Taipei.

CONHECENDO PULI, EM TAIWAN

Visitamos os pais de minha amiga na cidade de Puli que fica no centro de Taiwan.

Simples, tranquila, no meio de diversas montanhas. Aquela sensação de interior com ruazinhas cheias de mercadinhos e feirinhas, uma graça!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Pãozinho taiwanês recheado! | Foto: Camila Hong

A comida local também é excelente! Como os “pães” recheados de carne, queijo, chocolate, entre outros por menos de R$ 1,00 !

E, depois de viajar um tempo, descobri que a maior sorte/azar de ir para algum país é ter um conhecido local que te faz comer de tudo. Pois o sabor pode ser a maior descoberta do século ou o maior arrependimento da vida.

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Almoço em restaurante tradicional da região com direito a aloe vera, macarrão frito, bamboo e outros | Foto: Camila Hong

SUN MOON LAKE

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

O teleférico! | Foto: Camila Hong

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

O lindo Sun Moon Lake! | Foto: Camila Hong

De tirar o fôlego. Foi uma paz. Parei no tempo.

Você pega um teleférico e vê de cima o famoso lago. Mesmo com o tempo feio, até garoando, os tons de azul na água eram lindos!

No fim do teleférico existem algumas lojinhas que vendem comes (milhos, sorvetes, chás) e salgadinhos. E pasmem: esse local também é a entrada de um parque de diversões.

Como a entrada para o parque é paga à parte, caso você não vá entrar pode pegar o teleférico de volta para o ponto de partida.

Dica: para aqueles que têm medo de altura como eu, foi um pouco difícil. O teleférico é bem alto e a duração do trajeto não é tão curta.

Além do teleférico, aproveite para passear pela região. Sugiro as lojinhas ao redor que vendem salgadinhos, bolachas e chás da região!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

As lojinhas da região | Foto: Camila Hong

CHUNG TAI CHAN MONASTERY

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Chung Tai Chan Monastery | Foto: Camila Hong

Depois que você viaja por um tempo pela Ásia você cansa de ver templos. Mas esse é diferente. Sua arquitetura é gigantesca e super moderna!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Chung Tai Chang Monastery | Foto: Camila Hong

Vale a pena dar uma passada se já estiver por lá!

A VEZ DE TAIPEI

ONDE FICAR EM TAIPEI

Nos despedimos de nossa amiga e partimos para Taipei de trem.

Como não tivemos custos de acomodação nas outras cidades, optamos por ficar em um hotel em Taipei. Apenas 2 noites.

A indicação da minha própria amiga taiwanesa + amigos que já tinham ido para lá era o Dandy Hotel. Limpinho, arrumado e preço justo para um hotel.

O único ponto de atenção é que a “parede do banheiro” do quarto era de vidro. Por mais que algumas partes fossem em vidro fosco, isso pode gerar um certo desconforto dependendo de com quem você for viajar.

Como o Hotel tem mais de uma unidade, veja o que tem a melhor localização considerando as atrações turísticas que você pretende visitar! :)

TAXI EM TAIPEI

Alguns entendem inglês. Como dica, recomendo pegar o endereço sempre em mandarim e inglês e já deixar anotado em um papel ou no celular. Assim você só precisa mostrar o endereço ao taxista, sem gerar grandes dores de cabeça.

Quanto ao preço, não é caro. Para pontos turísticos relativamente perto do hotel, compensou!

E METRÔ EM TAIPEI?

Como ficamos pouco tempo em Taipei e nosso hotel tinha boa localização, andamos de metrô poucas vezes. Mas, nessas poucas ocasiões, todos foram atenciosos em nos ajudar.

O metrô era limpo e seguro.

CHIANG KAI-SHEK MEMORIAL HALL

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Chiang Kai-Shek Memorial Hall | Foto: Camila Hong

Poucos conhecem a história de Taiwan. “É um país?”, “é da China, não?”.

Aqui é um ótimo lugar para entender um pouco mais de Taiwan!

Além de jardins lindos, há um hall cheio de fatos históricos com explicações em mandarim e inglês, fotos, livros. E também sempre tem exposições diferentes pelo complexo!

A TORRE TAIPEI 101

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

A imensa Taipei 101 | Foto: Camila Hong

Deixamos para ir no final da tarde, assim conseguimos ver a vista diurna e noturna!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Taipei vista da Taipei 101 | Foto: Camila Hong

Já tive a oportunidade de subir me outros prédios altos como Empire State (NY) e N S Tower (Coréia), mas o Taipei 101 é, definitivamente, bem alto.

RAHOE & SHILIN NIGHT MARKET

Como Taiwan é o país do night market – ou seja, dos mercados noturnos -­, em Taipei também aproveitamos para conhecer dois super famosos: o Raohe e o Shilin Night Market.

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Cena comum no Rahoe Night Market | Foto: Camila Hong

Em Raohe sugiro altamente experimentar o Black Pepper Bun (em mandarim, “Hu Jiao Bing”). É basicamente um pãozinho com recheio de carne de porco com cebolinha e outros temperos. É excelente! Tenho certeza que haverá uma fila para comprar – mas espere, vai valer a pena!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

A entrada do Shilling Market | Foto: Camila Hong

Já o Shiling market é um grande complexo/galpão de dois andares (térreo e subsolo) cercado por ruazinhas com barracas e mais barracas de comidas deliciosas.

O térreo tem desde “joguinhos de parque de diversões”, como estourar bexigas com arminhas de chumbinho, até a venda de ursinhos de pelúcias, bolsas, carteiras e bonequinhos handmade feitos de arame.

Enquanto isso no subsolo você pode encontrar uma grande “praça de alimentação”. São várias barraquinhas com mesas e cadeiras (diferente de comer na rua) que você pode parar, sentar e comer tranquilamente enquanto conversa com seus amigos.

Experimente o famoso “beef noddle soup” um prato nacional do país! Uma sopa de macarrão bom pedaços de carne e algumas legumes smile emoticon E ah, caso goste de frutos do mar os espetinhos de lula não tem erro também!

Hmmm..se for para escolher entre Rahoe e Shilin eu sugiro Shilin. Tanto eu como meu amigo achamos a comida incrível e as “bugigangas” bem baratinhas. Comprei todos meus presentinhos por lá!

Viagem para Taiwan: Puli e Taipei

Mango shave ice – precisa dizer mais algo? | Foto: Camila Hong

MANGO SHAVE ICE

Esqueça tudo que falei sobre Taiwan. Mas, por favor, a única coisa que você não pode esquecer é de provar o Mango Shave Ice!

Basicamente são raspas de gelo com pedaços de manga fresca por cima. Existem ainda diversas variações, como raspas de gelo feito com o próprio suco da manga, e misturas com sorvetes. Garanto, todos valem a pena! Seja em barracas dos night markets, em cafés no meio da rua ou em logas especializadas em shave ice, é obrigatório experimentar!

Ouvimos muito bem sobre uma loja específica, chamada Ice Monster, mas infelizmente não tivemos tempo para ir lá! Se você conseguir, me conta se é legal mesmo!

 

 

 

 

 

————————-

Estou dormindo – eu acho.

Luto para abrir só um pouquinho meus olhos e percebo que estou mais uma vez dentro daquele avião com a minha amiguinha Hello Kitty sorrindo para mim.

Escuto, “Welcome do Seul, Coréia”.

O que achou? Conta aqui pra gente :)

Compartilhe:

Sobre o autor

Plot

Consultoria de planejamento de viagens - para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui. Navegue pelo nosso site para acompanhar nossa Expedição pelo sudeste asiático, se inspirar com histórias e dicas de viagem e acompanhar as colunas de nossos correspondentes mundo afora.

1 Comentário

  1. Pingback: Viagem para Taiwan: Taichung